segunda-feira, 9 de abril de 2012

A psicologia te entende. By Marcelo Alves

Seu Cunha !  Vi a declaração do Zunino no blog Assis Azul e apos isso procurei na psicologia sobre os olhos na hora em que se conta ou não uma mentira e
eu tinha certeza de que não estava errado.


Analisando as pessoas:
No momento que você mente o seu cérebro trabalha igual louco pra tentar encobrir o que seria verdade, contando o que não é. A razão disso é que ao invés de simplesmente acessar sua memória e trazer os fatos para o seu discurso ele precisa da ajuda de várias áreas não ligadas a linguagem ou memória para montar, treinar, aceitar, produzir, enfeitar e ainda definir o que o resto do corpo tem de fazer em relação a isso. Ufa! Isso é trabalho que não acaba mais!
Pois é justamente esse desconforto interno que tentamos suprimir quando mentimos (uns melhor outros nem tanto). Mas o que acaba acontecendo é que isso causa um stress e essa pressão tem de sair por algum lugar e é ai que surgem as pistas.

Mentiroso que é mentiroso não gosta de olhar nos olhos. O ditado que diz “os olhos são as janelas da alma” está certo. Se você perguntar algo corriqueiro como “onde você estava ontem a noite?” e a resposta vier com uma fuga de olhos para qualquer lado. Xiiii…

Detalhes demais em respostas:
Essa é simples. Quem fala a verdade é menos ligado em detalhes do que quem mente. O mentiroso na tentativa de ser verdadeiro racionaliza seu discurso e começa a dar atenção a coisas que um verdadeiro jamais daria.

Direcao de Olhares
  • Olhar acima e à esquerda: imagens construídas visualmente. Se alguém te diz "imagine um cão verde", normalmente você olhará nessa direção.
  • Olhar acima e à direita: imagens recordadas visualmente. Lembra de seu primeiro carro, seu primeiro brinquedo?
  • Olhar à esquerda: criadas pelo ouvido. Imagine o som de um cristal caindo no chão? (ou algo mais singelo, que não conheça).
  • Olhar à direita: lembradas com o ouvido. Lembra do som que o seu PC faz quando liga?
  • Olhar abaixo à esquerda: ligado aos sentimentos. Recorda o cheiro do campo na primavera?
  • Olhar abaixo à direita: diálogo interno, você está pensando consigo mesmo.
  • Olhar abaixo: vergonha. Alguma você andou aprontando.

Um grande abraço

   
Marcelo Alves