quinta-feira, 23 de maio de 2013

N.A em breve poderá virar um portal.

Qual a diferença entre um blog, um site e um portal?


Não é fácil definir o que é exatamente um site, um blog e um portal, ainda mais quando não há um consenso sobre o assunto, por isso deixo claro que as definições abaixo são referentes a minha visão sobre cada um.

 

O que é um site?

Na verdade qualquer projeto presente na web é um site, a palavra site é uma variação da palavra sítio amplamente utilizada no português de Portugal para fazer referencias aos espaços na web, porem esse termo acabou sendo usado para caracterizar os espaços com modelos de páginas mais tradicionais na web onde a linguagem utilizada nos textos é mais formal, geralmente utilizado para representar uma empresa, produto ou serviço na internet. Geralmente possuam apenas páginas (diferentes dos blogs que possuem posts) com conteúdo geralmente atualizado em intervalos de tempo maiores.
Atualmente a maioria dos sites mantem além dos sites em si, um outro espaço classificado como blog para que seja uma area para maior interatividade entre o site e os visitantes das páginas, visto que um blog permite outros recursos ausentes nos sites.

 

O que é um blog?

Os blogs seriam os diários virtuais, quem atua na internet a algum tempo lembra quando surgiram os primeiros serviços de blogs grátis na internet, todo mundo tinha um blog oude geralmente se contava se contava coisas que ninguém queria saber, coisas do tipo: "Acordei as 10, almocei as 12 hras foi muito legal… e blah blah blah…." Porem de algum tempo para cá os blogs passaram por uma revolução (graças a Deus) e novos blogs passaram a surgir para falar dos mais variados assuntos, talvez pela possibilidade que surgiu de podermos instalar em servidores de hospedagem próprios nossos próprios blogs utilizando CMS de fácil instalação, personalização e manipulação, como é o caso do WordPress.
Com isso os blogs ficaram muito próximos dos sites sendo muitas vezes confundidos, costumo diferenciar um blog de on site, quando o mesmo recebe frequentes atualizações, possuem páginas fixas com menos atualizações mas ao mesmo tempo possuem posts, quando a linguagem empregada é menos formal, quando o espaço aceita e promove os comentários em cada post.
É um grande erro tentar diferenciar um blog de um site observando em que CMS o mesmo foi desenvolvido, visto que com a evolução as CMS as mesmas podem ser utilizadas para desenvolver praticamente qualquer tipo de projeto web, o wordpress é um grande exemplo disso, com ele podemos desenvolver um simples blog ou até mesmo um super site, como podemos observar os cases de sucesso postados no site do wordpress, onde podemos ver que o site do ministério da cultura do nosso país foi desenvolvido com ele e até mesmo o site da NASA, aprofundando mais nos exemplos, posso citar que podemos até mesmo criar portais com o WordPress como foi o caso do portal R7 desenvolvido com WordPress, em pensar que inicialmente era uma simples plataforma de blog, quem diria não?

 

O que são os portais?

Para definir o que seria os portais, podemos estudar a própria palavra, ou seja portal vem do latim portalis relativo a palavra porta ou seja os portais são sites (espaços e/ou canais) onde podemos encontrar "portas" para diversos tipos de conteúdos de diferentes assuntos, ou seja os portais são espaços onde agromeram e distribuem conteúdos variados. Uol, Terra, G1, são bons exemplos de portais.

Fonte: Criar Net

Nota:  O pensamento é deixar de ter um espaço apenas para postagens sobre futebol e Avaí, portanto, o mais apropriado conforme a matéria acima é o espaço passar a ser chamado de portal.