sexta-feira, 30 de março de 2012

Prognósticos de Classificação...

Minhas postagens anteriores trataram apenas da minha análise das partidas jogadas pelo nosso time. Mas estou acompanhando algumas discussões de alguns entendidos da grande imprensa sobre os prognósticos do Avaí e, como estou vendo algumas pequenas sandices sendo defendidas, não pude me omitir...
Primeiro que na última rodada alguém bem conhecido ficou defendendo que nós tínhamos que torcer para o rival ganhar em Criciúma, porque se outro time fosse campeão do returno, jamais que o Avaí estaria entre os dois classificados pelo índice técnico, pois poderia almejar apenas a terceira vaga.
Agora parem um pouquinho a raciocinem comigo... qual é a chance de um time, que não o nosso rival, ser campeão do returno e ainda assim terminar atrás do Avaí na classificação geral? Eu diria nenhuma, porque o Joinville está empatado com o Avaí nas duas; restaria o Criciúma, mas para o Avaí ultrapassá-lo na geral, teria que fazer uma campanha boa o suficiente para ultrapassar a outros também. O mesmo raciocínio do Criciúma para o Metropolitano, a zebra da estória.
Portanto, a chance de classificação do Avaí praticamente independe de quem será o campeão do returno, bastando que ele fique entre os quatro primeiros na classificação geral.
Outra sandice escutei hoje, com o mesmo ixpicialista falando que era melhor jogar contra o Camboriú de novo, do que contra Joinville e Metropolitano. Só que ele se esqueceu de considerar que os jogos contra Metropolitano e Joinville são confrontos direitos (jogos de seis pontos), a ponto de ser possível que o Avaí perca o clássico e ainda dependa apenas de si mesmo nas duas últimas rodadas... basta que o Metropolitano não vença a Chapecoense nesta rodada, pois ganhando do Joinville em nossa casa, bastaria vencer o Metropolitano na última rodada para ficar à frente dos dois times na geral, abrindo as outras vagas para Criciúma e Chapecoense. Seria a mesma situação que aconteceu em 2009, em que ganhamos lá em Blumenau de 2 a 1.
Se não fossem os confrontos diretos, o Avaí poderia ganhar sete pontos nos próximos três jogos e ainda assim não se classificar.
Lembro, ainda, que nos critérios de desempate, o Leão tem vantagem por ter apenas um empate e por ter o terceiro melhor saldo de gols e, o mais importante, time que quer ser campeão não pode escolher adversário!