quinta-feira, 29 de março de 2012

Avaí 6 x 1 Marcílio Dias

Recomeço
O jogo de hoje foi ideal para treinar o novo esquema de jogo para o clássico. Pena que Saldanha não ajudou tanto quanto poderia, deixando espaço aberto para Diego Palhinha, Marrone ou Mika.
Destaque para Felipe Alves, que fez mais gols em sua estreia do que os titulares do primeiro turno juntos, em um único tempo de jogo. Já Nunes continua ocupando seu espaço, mas sem eficiência - quem sabe deslanche no clássico.
Gostei das jogadas pelos lados do campo, com variações pelos dois lados e a caída de vários jogadores, sem posição fixa, o que certamente foi facilitado pelo adversário. Nessa estória, Aelson pode ter ganho pontos na disputa da posição com o irregular Pirão.
A defesa deixou alguns espaços perigosos no primeiro tempo, e talvez Bruno terá de guardar um pouco mais sua posição no clássico.
Sobre a falha de Diego no gol sofrido, ela serve para lembrar que os jogadores são humanos e que desumanas são algumas críticas repetitivas de profissionais que adoram queimar os outros.
A arbitragem fez mais do mesmo, em se tratando dos escolhidos da federação, com excesso de faltas e cartões, e um pênalti inexistente.
Como reflexo do jogo, alguns poderão até dizer que chegamos com alguma moral no clássico, eu não concordo, embora admita que temos condições de sair com moral do clássico, que é a nossa primeira final nesse campeonato. Aliás, está montado o circo para a grande imprensa fazer um "mês" de média pré-clássico.

Por que a implicância?
O Avaí começou com três armadores: Cleber Santana, Robinho e Saldanha. Com 20 minutos de jogo, Cléber Santana havia errado dois passes fáceis e um cruzamento, e Saldanha havia errado alguns lances, tentado passar pela defesa adversária sozinho e tomado um cartão amarelo em bola perigosamente perdida. Não é que mesmo participando muito jogo, tanto na parte defensiva quanto ofensiva, foi só Robinho errar um único lançamento ofensivo que parte do torcida começou a xingá-lo!
Gente, caramba, futebol é momento. O que é que esse cara, que decidiu sair do Santos para vir jogar no Avaí, fez no jogo de hoje para merecer tanta raiva abobada da própria torcida?
Não quero ser chato, mas os principais passes ofensivos corretos do Avaí foram do Robinho, com Cleber Santana em um honroso segundo lugar. Quem duvidar, peço que reveja o lançamento dele para o Cleber Santana no segundo gol do Avaí, ou o lançamentro dele para o Nunes no pênalti do terceiro gol. Sem falar nas roubadas de bola e nas rápidas recomposições de meio-campo.
E o pior é que até pediram a expulsão dele. Simplesmente deprimente!