sábado, 28 de agosto de 2010

Subiram?


Sábado nublado em Floripa, e amanhã ás 18:30h o nosso Leão encara mais um desafio pela série A do Brasileiro.
Iremos encontrar um time que está vivendo um momento ás avessas do nosso. De desacreditado, passou a ter fé em si mesmo, após dois excelentes resultados: empate com Inter (1-1) e vitória sobre um combalido Palmeiras (3-0).
Agora é vez de eles encararem o Avaí, e tenham certeza que não será um jogo nada fácil. Já não seria naturalmente, e agora, diante dos últimos resultados do Leão, o desafio dobrou. Infelizmente, o Avaí parou de apresentar (desde o jogo de volta contra o Santos pela Sul Americana) aquele futebol que enchia os olhos do torcedor avaiano de orgulho e que surpreendia a cada rodada a crônica esportiva, dava calafrio aos secadores, impunhava respeito sobre os adversários.
A classificação para Sul Americana foi uma maldição? Ou eliminar o melhor time do Brasil (até aquele momento) nos enganou ter super-poderes que não possuímos. O que vimos depois do jogo contra o Santos foi um time que se deixou levar pela soberba, pela arrogância, pela prepotência. Nos jogos seguintes (Botafogo e Inter) não tomamos posse da nossa verdadeira condição: de um time mediano que busca seu lugar ao sol. De um time cujo seus recursos o impede a fazer grandes contratações, de ter um banco de nível. O problema maior do Avaí nos últimos jogos foi: pensar que bastava entrar em campo pra vencer.
O jogo com o Botafogo foi um prenúncio do que viria pela frente se acreditássemos na besteira que éramos imbatíveis. Lutando pelo G4, o nosso técnico vai o Rio para passear, e poupa jogadores. Não podia dar outra: derrota. E o pior que isso, levamos 66 minutos para chutar a primeira bola em gol. Erros de passe, jogadores tirando o pé, boleiros escondidos do jogo... Perdemos por 1x0 porque o Botafogo também não foi lá essas coisas não. Teve volume, teve sua torcida empurrando, mas o 1x0 acabou sendo goleada. Com o time que temos e o banco fraco á disposição, não podemos nos dar o luxo de poupar jogadores, de fazer balão de ensaio com jogadores (alguns nem podem ser chamados assim) que beiram a mediocridade.
Contra o Inter, fomos mais uma vez enganados pela mentira que "eles vivem a ressaca da Libertadores." Perdemos denovo. É isso que difere os vencedores. Mesmo campeão da América o Inter quer levar o Brasileiro. E além disso, o Inter sempre vai fazer o possível e o impossível (assim como o Grêmio claro) para estar por cima do seu maior rival, para ele estar sempre na mídia de maneira positiva, orgulhosa, dando ainda mais gosto aos seus torcedores de passearem pelo Brasil inteiro vestindo sua camisa. Para alguns avaianos, uma classificação para fase internacional da Sul Americana já está ganho o ano. Mas ao meu entender, nós podemos ir mais longe, assim como no ano passado. Tem que acreditar que pode, tem que ter humildade, ambição, seriedade. Se não sempre seremos considerados um time emergente. Ganhar só o Catarinense não basta! E mesmo diante de dois resultados ruins no Brasileiro, eu acredito que podemos melhorar, podemos voltar a encantar o Brasil e principalmente nossa torcida, jogando com a disposição e a ousadia, tanto dentro, quanto fora da Ressacada. Mas para isso voltar a acontecer é preciso descer do salto e calçar novamente as chuteiras. Até porque de concreto, não ganhamos absolutamente nada ainda. E o campeonato catarinense? Irão me perguntar. O catarinense é um torneio ínicio apenas, e times que jogam as séries B, C e D já venceram. Não é parâmetro pra muita coisa concordam?
Um abraço a todos, e vamos torcer para o Leão voltar a URRAR com força.
Luciano Costa Ignácio
twitter: luciano_ignacio

Nenhum comentário:

Postar um comentário