domingo, 12 de julho de 2009

Ressacada, templo sagrado do futebol ou de alguma religião?

Sei que não é nada fácil comentar sobre esse tema, mas é preciso, faz parte do nosso dia, dia. Pois é, a religião, política e futebol estão entre nós, querendo ou não estamos sempre envolvidos com alguns desses seguimentos, porém, são seguimentos distintos, que não se deve misturar jamais.
Vejamos, posso ser Espírita, torcer pelo Avai e fazer parte do partido Democrata, mas poderia ser Espírita, torcer pelo Guarani de palhoça e fazer parte do partido Democrata, ou ainda poderia ser, Católico, torce pelo Avai e ser do partido do PL. Esses são exemplos que coloquei aqui é só mostrar que cada um é livre para fazer sua opção. Pois bem, quando vou na Ressacada, vou por causa do Avai, assim fazem milhares de avaianos, ali sabemos que todos estão indo por um único motivo, ir ao nosso templo sagrado do futebol avaiano , cada qual com a sua fé seu partido político, não interessa, pouco importa essas opções religiosas ou partidárias, o que interessa é a opção de ser avaiano, motivo que nos leva ao mesmo templo do futebol, vamos para torcer, vamos para nos divertir, vamos pelo amor ao clube.
Mas porque estar falando sobre isso? Pelo simples fato de estar vendo que certas manifestações religiosas do comandante e de alguns jogadores avaianos em demasia e não concordar com isso, até acho que isso vem interferindo na escalação e principalmente no ambiente interno do clube.
Ta na hora de haver por parte da diretoria administrativa do clube um basta, dizer aos adeptos que na Ressacada para eles é local de trabalho, assim como nos jogos do time do Avai, para tal manifestações ou até mesmo conversas sobre religião tem local apropriado e que não é no local de trabalho, que aproveitem suas folgas para irem em seus templos religiosos, ou fazer um pagode, ou fazerem o que quiserem, desde que correspondam com suas obrigações com o clube na qual trabalham, mas no clube, local de trabalho o único assunto é futebol.
Está se tornando muito comum, chega a ser irritante essas manifestações no ambiente do futebol, tenho uma opinião bem clara, como já coloquei aqui, são coisas distintas e não se pode misturar, acaba por desarmonizar um grupo, pois nem todos têm a mesma filosofia religiosa, pior fica quando, quem comanda deixa isso muito claro e tem preferências por suas ovelhas.
Mudança de atitudes, essa foi à frase mais falada essa semana dentro do Avai, mas nada mudou, querem mudar, que comece pela consciência que a Ressacada é lugar de trabalho para eles e que no local de trabalho se trabalha, quer fazer pregações que faça na suas horas de folga, quer louvar à Deus que faça na sua hora de folga e no local apropriado. Aqueles que não respeitarem a posição da diretoria a respeito que procurem outro local de trabalho, ou que procurem um templo e se dediquem apenas a sua religião.

Obs: Para deixar bem claro, não sou contra a nenhuma religião, pelo contrário, acho que cada cidadão tem sim, que seguir uma doutrina religiosa, mas que faça em horas e lugares próprios para isso, e que, respeite os demais por suas opções.

Saluti celesti

21 comentários:

  1. A fé de uma pessoa não é algo a ser vivido apenas no templo. Se for vivida apenas no templo, e não em todo lugar e em todas as atividades, é fé morta, sem sentido, apenas uma hipocrisia barata.

    Então sim, eles podem e devem misturar as coisas. Se o cara for cristão no templo e não for no gramado, então que não seja em lugar algum. Igualmente no trabalho, na família, e em qualquer outro lugar. Se o clube concede espaço pra ser feito um trabalho que ajuda crianças e jogadores a se manter com a cabeça saudável (algo raro no mundo do futebol) através da religião, desde que não obrigue ninguém a fazer parte disso (e não me parece ser o caso), qual o problema? O que isso atrapalha?

    Agora, SE alguém está baseando suas decisões pra escolher quem joga ou prejudicando o clube em nome da sua fé, aí é outra coisa. MAS isso você aponta apenas como suposição. Se é apenas achismo sem nenhuma base (ao menos que você tenha apresentado), então vamos com calma antes de querer colocar a culpa da nossa fase em algo que não tem nada a ver. Você pega um fato (eles misturam a fé deles com o futebol, o que é natural), junta uma opinião pessoal e insinua que aí está o problema da nossa fase, sem nos dar qualquer embasamento ou sequencia lógica que junte uma coisa a outra.

    Eu já tenho percebido a algum tempo que tem muita gente que não gosta de religião ou não gosta da religião dos outros querendo aproveitar a fase ruim pra fazer campanha contra a religião. Tem locutor de rádio que faz essa campanha desde a primeira oração que viu fazerem em campo, sem apresentar argumento nenhum apenas diz que tem que ser coisas separadas. Tem que ser porque? Uma afirmação dessas PRECISA de uma argumentação!

    Pra mim não apenas isso não atrapalha, como ajuda. Jogadores que tem uma fé não hipócrita, ou seja, que levam e aplicam ela no seu trabalho, tendem a ser menos problemáticos, mais responsáveis, não sair pras "baladas" oferecidas na cidade, concentrar-se em ser bom exemplo, e por aí vai. Então acho que isso AJUDA o clube.

    Aguardo um argumento claro, que não seja "achismo", de que isso de alguma forma realmente atrapalha o clube.

    ResponderExcluir
  2. Definição "moderna" de liberdade religiosa:

    "Pense o que você quiser, só não conte pros outros"???

    ResponderExcluir
  3. Pois é seu cunha, eu sou um ateu e pregador-anti religião. Sou contra todas as religiões, mas não contra quem acredita nelas. Acho que se uma pessoa se sente bem e acha que a religião traz algo de positivo pra ela, beleza! Agora religião é algo pessoal, e a demonstração de adoração a qualquer deus ou entidade superior deve ficar restrita ao seu templo ou a sua casa e principalmente: nunca deve influenciar na sua profissão... E eu quero acreditar que a opção religiosa não seja uma questão que esteja influenciando na escalação do time. Se realmente isso estiver acontecendo aí já não é mais profissionalismo. Como você bem citou, a Ressacada é lugar de trabalho e no local de trabalho se trabalha, quer fazer pregações que faça na suas horas de folga e no local apropriado.

    Saudações

    ResponderExcluir
  4. Cristian TM - Desculpas, mas em qual momento eu estou usando disso para colocar a culpa da nossa fase em religião?
    Veja que eu falo das manifestações religiosas no futebol, coisa que até a Fifa está condenando, ta muito chato realmente. E digo mais em sua maior parte usam de pura hipocrisia mesmo, só lembrando que futebol é jogo é disputa, muitas vezes uma guerra. Acho que cada um no seu quadrado, local de trabalho é local de trabalho, e eu como torcedor não pago pra ver um jogador rezando e sim jogando.
    Continuo com minha opinião, acho que, tem hora e local para tudo. Meu amigo, "fora da caridade não existe salvação”.E para isso não precisa frequentar nenhum templo, muito menos querer aplicar aos outros o que você mesmo não aplica no seu dia, dia.
    Apenas relatei que não sou favorável à questão das manifestações religiosas no futebol, e tem oportunista fazendo uso disso. E aprenda manifestação religiosa não tem nada haver com fé.
    E no final você concordou comigo;

    Definição "moderna" de liberdade religiosa:

    "Pense o que você quiser, só não conte pros outros"???

    É bem isso, pra quê se manifestar então?
    Um abraço,

    ResponderExcluir
  5. A pergunta vale pro André também.

    Usando argumentos lógicos e racionais (que um ateu deveria prezar), PORQUE uma pessoa não pode manifestar sua fé no local de trabalho, no futebol ou onde quer que seja, e deve deixar a mesma restrita ao templo ou casa? É uma afirmação e restrição muito forte pra ser jogada assim de maneira não justificada, como se fosse uma premissa amplamente aceita.

    Eu não aceito a premissa "fé é algo pessoal" e "manifestação de fé deve ficar restrita a casa ou templo", então ou terão que me provar que isso são premissas válidas e incontestáveis, ou vão ter que partir pra sua argumentação de um outro ponto, que seja incontestável.

    ResponderExcluir
  6. Você insinua que a fé do Silas está influenciando suas decisões, causando desconforto, etc. Isso em fase ruim do nosso time. Se não está querendo dizer que as cosias estão relacionadas...

    Baseado em que que podes afirmar se a manifestação de fé de alguém é hipócrita ou não? Algumas e muitas certamente são, mas e as que não são? Deve-se proibí-las para não incomodar os outros? Deve-se impedir um cara de manifestar algo que ele acha importante pra ele pq outro cara fica "incomodado"? Por que o interesse do primeiro é menos importante que o do segundo? Qual a base pra sustentar essa afirmação?

    Se alguém usar o campo pra ofender ou denegrir a religião de outro, aí tudo bem. Mas pra manifestar a sua? Algum argumento lógico pra isso a não ser o "senso comum moderno"?

    Manifestação religiosa e fé podem não ser a mesma coisa, mas não tem nada a ver? Podem ter a ver e podem não ter, pra uns tem tudo a ver e pra outros não.

    E eu não concordei contigo. Eu discordo frontalmente da definição moderna de liberdade religiosa. Pra mim é um absurdo chamar de "liberdade" se uma pessoa possa acreditar no que quer mas não possa falar disso... pode se pregar o que quiser, política, filosofias, mas se for religião tem que ficar quieto. Baseado em que?

    ResponderExcluir
  7. Concordo, futebol profissional é local de trabalho, e também acho que as confederações deveriam proibir essas manifestações religiosas. Mas acho que só vão fazer uma hora em que houver uma desgraça nos estádios, Porque existe fanáticos em tudo que é seguimento.

    Tibério

    ResponderExcluir
  8. Cristian na boa, eu não quero aqui ficar discutindo religião, apenas acho que esse tipo de manifestação tem que acabar seja no Avai na seleção ou em qualquer clube. Não são as palavras ditas que fazem a pessoa ser boa, ou melhor, são seus atos. Muitos chegam a usar o nome do Senhor em vão, mas como falei não quero entrar nesse mérito, para isso existem os cursos de teologia, Agora se queres saber minha opinião sobre o Silas, um baita técnico, mas tenho certeza que ele tem suas preferências dentro do elenco avaiano ou tu achas que não? E se tem sabes por quem são. Pára eu não nasci ontem. Esse assunto morre por aqui, minha opinião eu não mudo, respeito a sua. Afinal sou cristão e não fico por ai berrando para que os outros saibam, muito menos acho que o meu caminho é melhor do que o do outro e fico querendo induzi-los a seguir meu caminho.
    Como falei você tem todo meu respeito, só peço que respeite o meu ponto de vista.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  9. eu acho é que eles estão rezando pouco, por isso dessa fase ruim :P ano passado eles rezavam bastante e tudo dava certo... então só posso concluir que eles estão rezando pouco...

    ;)

    ResponderExcluir
  10. Seu Cunha, minha idéia de respeitar uma opinião é justamente colocando ela em discussão e debatê-la de maneira pura, ou seja, sem opiniões pré-formadas e sem basear o debate em premissas que não sejam consideradas verdadeiras por ambos os lados. Não acho que respeito uma opinião ao esconder minha discordância.

    Por isso, estou aqui me propondo a debater e pedir que vocês apresentem seus pontos de vista com argumentos igualmente "puros", mas não estou em momento algum desrespeitando seus pontos de vista, apenas quero entendê-los a partir de uma base de argumentação que todos (eu e vocês) possam aceitar.

    Também não é do meu interesse debater religião. Só acho que se for pra dizer que o Silas tem dado preferência a alguém com base na religião dessa pessoa, aí sim tem que não apenas questionar como reclamar e exigir providências da diretoria. Com isso eu não concordo que se faça, e concordo que é algo a ser criticado. Quanto a isso, minha crítica a seu texto é que me parece que isso é só especulação, não fato comprovado, e eu não faria uma acusação forte dessas só com base em especulação.

    Mas além disso tais falando de uma coisa BEM diferente, que é a questão de se as pessoas devem ou não manifestar sua fé/religião em local público, em especial em um campo de futebol. Sua opinião é que sim, minha é que não. Qual é mais válida? Porque a sua deveria prevalecer sobre a minha? Se amanhã aparecer alguém dizendo que achar que não deve se usar camisetas que expressem sua preferência pelo seu time de futebol quando está fora do estádio ou da sua casa, todos dirão: "absurdo". Mas por que a opinião desse cara é diferente da de vocês com a religião?

    O que quero dizer, afinal, é: Sim, todos tem direito a sua opinião e a sua liberdade. Mas se querem cortar a liberdade de alguém (no caso,a liberdade de expressar sua religião ou fé no futebol), lutarei até o fim para que isso só ocorra sob uma base pura, isenta de achismos, opiniões e gostos pessoais. Enquanto a defesa desse fim for só pq "não gosto", "me irrita" ou algo assim, eu só pergunto: afinal, irrita porque? é mesmo algo que tem pq se irritar?

    E ao blogsdofutbolcatarinense, misturar as coisas é baixaria. Fanáticos tem em tudo lugar, não apenas na religião. Sabemos muito bem que mutia gente faz besteira por futebol, aliás temos desses "espécimes" na nossa torcida que até decepam a mão de idosos. Devemos acabar com a torcida no futebol também por causa disso? Cuidando onde suas argumentações lógicas os levam...

    ResponderExcluir
  11. O que eu quiz dizer no meu comentário foi especificamente pro Silas (faltou eu dizer isso). Se o jogador quizer rezar e se ele achar que isso vai ajudar que faça! No caso do Silas, se ele estiver beneficiando jogadores evangélicos em detrimento de outros, ele está completamente errado e está misturando as coisas! O Silas tem que escalar os melhores jogadores de futebol, não quem reza junto com ele...
    E também acho que o local de trabalho não é local pra ficar divulgando sua opção religiosa. Dentro do campo tem que usar o uniforme do time e mostrar os patrocinadores do time e não tirar a camisa e ficar com outra escrito "I belong to Jesus".
    Era isso

    ResponderExcluir
  12. Bom só para deixar claro pra ti Cristian o porque que eu acho não se deve deixar certas manifestações religiosas se infiltrarem no futebol.
    Moramos num País que existe uma diversidade de religiões, certo? E essas manifestações só os evangélicos é que fazem, é uma heresia descomunal, é uma afronta e desrespeito a religião dos demais, sem falar que, na sua maioria nos estádios nem são da própria religião de quem está se manifestando. Só não sei o porque é que tu defendes esse tipo de manifestação. Daqui amanhã vai entrar jogador batendo tambor e dançando candomblé, outros fazendo uma procissão, outros com a bandeira e a pombinha do Divino.
    Cristian futebol é outra coisa e eu pago pra ver futebol, não pago pra ver manifestações religiosas, quero ver o jogador beijando o escudo do meu time, mostrando a camisa do meu time. Apenas isso.

    ResponderExcluir
  13. André Sezerino. Quanto ao ponto 1, não esqueça que é especulação. Se ele estiver mesmo baseando as escolhas e discriminando quem não tem a mesma fé, merece sim puxão de orelha. Mas é só acusação sem provas e pra mim acusação sem provas é difamação.

    Quanto ao ponto 2, eu defendo o direito deles de mostrarem o que quiser na camista, e não acho que deve ser proibido. Agora, se os patrocinadores não gostam, eles que botem no contrato isso. É o interesse deles. Se o clube não gosta que se tire a camisa do clube, beleza, que cobre isso. Mas não por ser frase religiosa ou não, se for pra proibir que seja tanto faz se a frase na camiseta for política, religiosa ou simplemente "I love Mac Donnalds".

    Entende minha colocação? Se acham errado a manifestação da religião, discordo completamente, pois vejo claramente uma discriminação religiosa na proibição (só não pode pq é religioso, se fosse outra coisa poderia).

    Por fim, a afirmação "local de trabalho não é local pra ficar divulgando sua opção religiosa". Eu acho que pode ser, sim. Aliás, converso (com quem me pergunta ou se interessa) sobre o assunto no ambiente de trabalho, e as vezes até uso camisetas com dizeres cristãos no trabalho, já que meu trabalho não tem código de vestimenta rígido. Se for pelo código de vestimenta, sim, eu deixaria de usar. Aliás, você também acha que no trabalho não se pode falar sobre suas preferências de futebol? Não discutes futebol com colegas nos intervalos? Se sim, algum motivo lógico pra dizer que futebol (ou polítiva, ou comida favorita) pode e religião não?

    []'s
    Cristian

    ResponderExcluir
  14. Só os evangélicos não. Católico tem muito disso, entre outros. E Pq? Pq é um dos dogmas e bases da fé destes, que eles devem levar a "mensagem" e a boa nova adiante. Não estão fazendo nada mais do que seguir o que a sua religião prega. Talvez não do melhor jeito e do mais eficiente, mas na essência é isso. E fazem também pq, diferente de outras religiões, o cristianismo prega a vivência integral da fé na vida do cara, não apenas em templos e em casa, mas em todo lugar. Sim, talvez não estejam interpretando a coisa da maneira mais correta sempre, mas aí é outra questão teológica.

    Deixando a teologia de lado:

    Porque afronta e desrespeito? Eu não me sinto desrespeitado por alguém dizer que é ateu, espírita, católico, hinduísta ou o que quer que seja. É problema dele, não meu. Se for com uma camisa com ofensas contra, sei lá, Buda, aí sim é desrespeito a religião. Mas o que há de desrespeito em dizer "eu acredito em Cristo e isso me faz muito bem?" ou "eu pertenço a Jesus". Não foi nem tocado no assunto de outra religião, o cara apenas faz uso de sua liberdade de expressar o que acredita. Se os outros vão achar estranho, ridículo, é problema dele. Ele se manifesta pq quer. Se quiser fazer outro tipo de manifestação de fé, e dizer "Buda mudou minha vida", igualmente acho que tá no seu direito. Se quiser dizer que "I belong do Zeus", problema dele.

    Se for por conta de outros aspectos, como comentei, de questão de patrocínio ou qualquer coisa assim, maravilha. Mas isso não tem nada a ver com a religião.

    Se for pq incomoda... bom, a mim não incomoda, muito pelo contrário. Aí mantenho a pergunta: qual opinião vale mais, a minha ou a sua? Bom, num país democrático e livre, acho sensato que a liberdade deva prevalecer, só sendo cortada quando existe um bom motivo, não quando alguém não gosta.

    ResponderExcluir
  15. E ai Cristian,
    O que achas de entrar jogador batendo tambor e dançando candomblé, outros fazendo uma procissão, outros com a bandeira e a pombinha do Divino. Ou uns matando uma galinha preta dentro de campo oferecendo ao seu santo pelo gol marcado?
    São todas manifestações religiosas.

    ResponderExcluir
  16. Estás apelando né Seu Cunha. Primeiro que estás comparando um cara usar uma camiseta ou fazer uma oração a essas coisas.

    A camiseta e oração não atrapalham em nada o jogo, o cara faz no seu canto... comparemos alhos com alhos, não alhos com bugalhos. Se o cara quer usar camisetas ou fazer manifestações discretas como se virar pra meca e fazer uma oração, problema dele.

    Já as coisas que citas, supondo que alguém tivesse vontade de fazer isso, seria como o evangélico, sei lá, pegar os amigos da igreja e tocar um louvor na beira do gramado... Nunca vi acontecer... e acho que atrapalharia bastante o andamento do jogo, aí temos vários motivos pra condenar, mas NÃO pelo fato de ser religiosa ou não a manifestação. ESSA é minha questão, o problema NÃO é a religião nesses casos, se o problema for só o teor religioso não acho que deve ser proibido. Se for outro, aí tem que analisar.

    ResponderExcluir
  17. Vamos lá, digamos que o técnico do Avai seja um macunbeiro, e que antes dos jogos todos os jogadores tem que fazer uma roda, fazer oferenda e tudo mais, achas certo e valido?

    Tenha só uma noção das religiões no Brasil,


    Religião ou Crença Nº de seguidores no Brasil

    Igreja Católica Apostólica Romana 124.980.132
    Igreja Católica Ortodoxa 38.060
    Igreja Batista 3.162.691
    Igreja Luterana 1.062.145
    Igreja Presbiteriana 981.064
    Igreja Metodista 340.963
    Assembléia de Deus 8.418.140
    Congregação Cristã do Brasil 2.489.113
    Igreja Universal do Reino de Deus 2.101.887
    Igreja do Evangelho Quadrangular 1.318.805
    Igreja Deus é Amor 774.830
    Penteconstais Neopentecostais 2.514.532
    Igreja Adventista do Sétimo Dia 1.209.842
    Testemunhas de Jeová 1.104.886
    Mórmons 199.645
    Espiritismo 2.262.401
    Umbanda 397.431
    Budismo 214.873
    Candomblé 127.582
    Igreja Messiânica 109.310
    Judaísmo 86.825
    Tradições esotéricas 58.445
    Islamismo 27.239
    Crenças Indígenas 17.088
    Orientais (bahaísmo, hare krishna, hinduísmo, taoísmo, xintoísmo, seicho-no-iê) 52.507
    Outras religiões 41.373
    Sem declaração / não determinadas 741.601
    Sem religião 12.492.403

    ResponderExcluir
  18. Outra Cristian, quando falas,

    "Se for pq incomoda... bom, a mim não incomoda, muito pelo contrário. Aí mantenho a pergunta: qual opinião vale mais, a minha ou a sua? Bom, num país democrático e livre, acho sensato que a liberdade deva prevalecer, só sendo cortada quando existe um bom motivo, não quando alguém não gosta”.

    E quanto esse alguém é a maioria que paga para ver os jogos? Ou um cliente que não gosta desse tipo de manifestação por não concordar com a filosofia dessa ou aquela religião? Ou quando isso gera uma desconfiança no rendimento dentro de campo? Eu e outros temos esse direito ou não temos? Futebol hoje é negócio.
    E depois eu gostaria muito de saber uma coisa, quando você vai a Ressacada vai pra que? Ver o Avai jogar, com certeza. Não sei mais pelos meus ensinamentos Deus não gosta de jogo, e também aprendi que não se deve falar o nome dele em vão. Eu acho que agora já sabes o meu ponto de vista, deu para deixar bem claro, acredito que é o ponto de vista de uma grande parte dos torcedores avaianos, que sabem diferenciar futebol de religião.

    ResponderExcluir
  19. Todos jogadores TEM que fazer uma roda? Ninguém pode ser constrangido ou forçado a fazer parte de uma manifestação religiosa. Faz quem quer. Se quiser ficar de fora, tem todo direito. E se umbandistas quiserem fazer a sua, que façam, ué! Estão no seu direito! Há uma grande diferença entre PODER participar de uma roda e TER que participar.

    Não entendi o propósito das estatísticas. Se for pra dizer que evangélicos são minoria, não esqueça que a maior parte das manifestações religiosas em grupos de futebol não vem dos evangélicos, e sim dos católicos (que são a maioria). Os evangélicos me parecem maioria entre os que usam as frases em camiseta. Pode olhar com atenção as tais rodas de oração, quase sempre o que se ora um ave maria (exemplo clássico: seleção brasileira). Achas que me "agrada", como protestante, um ave maria? Não! Mas me agrada a liberdade que eles tem de fazê-lo e respeito esse direito. E também me agrada o fato de tolerância de evangélicos estarem participando junto e fazendo suas orações, mesmo com a sua discordância quanto a possibilidade de se orar à Maria. De qualquer forma, até o menor grupo tem direito de se manifestar, desde que não atrapalhe de outras maneiras. Como tenho frisado, eu apóio proibições e restrições que tenham objetivos claros de resolver problemas causados NO futebol por atitudes dos jogadores. Mas NÃO que tenham como objetivo simplesmente calar manifestações religiosas pq não se gosta delas.

    Primeiro que as liberdades não podem ser definidas pela maioria, sem fundamentação, só pq a maioria quer. Se a maioria sempre tivesse razão, as minorias desse país estariam completamente ferradas. Incluíndo as minorias religiosas que você aponta, mas não apenas elas. Olhe ao redor e verás inúmeros exemplos de coisas que não são como a maioria quer, mas são assim pq existe uma justificativa para ser, pra se garantir o direito de uma minoria de exercer sua liberdade.

    Quanto a "maioria" na torcida e "clientes": Primeiro, que não sabemos se é maioria ou não que se incomoda com isso. Especulação, novamente. Acho que não é, a maioria pouco liga e muitos gostam, até acredito que é possível que nã seja verdade, simplesmente pq a mídia global faz uma baita campanha contra, e como sabemos, a maioria nesse país não pensa por conta própria e constrói suas opiniões com base em reflexão, mas sim vai atrás do que os outros dizem (não estou dizendo que é seu caso, veja bem... mas você sabe bem que sim, mta gente nunca parou pra refletir sobre a maioria das suas opiniões, como estamos fazendo aqui, e apenas fica papagaiando o que a globo ou outros dizem). Mas não sabemos se a maioria é a favor ou contra. E mesomo que soubéssemos, não é por ser maioria que se deve definir se pode ou não. Precisa-se de um argumento mais razoável.

    A questão que está em discussão aqui é das liberdades individuais. Nem tudo que os outros PODEM fazer tem que necessariamente NOS agradar. Seria bem fácil definir liberdades e proibições se todo mundo concordasse, mas não é assim. Conheces certamente a velha máxima, "minha liberdade vai até onde começa a do outro". Se a liberdade dos jogadores estivesse cerceando a tua liberdade, aí teríamos uma disputa a resolver. Mas não temos: a liberdade do jogador de orar em campo não limita a tua liberdade de não gostar (você pode e não gosta, é teu direito), nem de não querer ver (fecha o olho ou olha pra outro lugar). Por outro lado, a tua liberdade de não gostar QUER cercear a liberdade dos jogadores (ao proibí-los de orar em campo). Então, sim, tens o direito de não gostar. E não, não tens o direito de, COM BASE NISSO (talvez em outras bases sim), querer proibí-los de exercer sua liberdade.

    A questão de gerar desconfiança ou afetar rendimento e especulação. Não apresentou nada de concreto que indique isso. E se for o contrário, e essa atividade cristã estiver ajudando o cara a se manter livre de baladas exageradas por aí e estiver MELHORANDO seu desempenho? É perfeitamente possível. Então não adianta ficarmos com especulações superficiais, vamos nos ater aos fatos.

    ResponderExcluir
  20. A questão de Deus gostar ou não de jogos ou falar o nome dele em vão, é questão teológica. Primeiro que como você mesmo falou, não queremos discutir religião. Estou discutindo liberdades individuais, e se facilitar podemos discutir a liberdade de um cara adorar Zeus. Se o cara está praticando sua religião de maneira "certa" ou "errada" é problema dele, nem o estado (laico) nem o clube tem qualquer obrigação de zelar para que ele cumpra suas atividades religiosas de maneira "correta".

    Por fim, com base no que acreditas que é ponto de vista de grande parte dos torcedores avaianos? E quantos realmente já pararam pra pensar sobre isso? E quantos realmente já pensaram no significado da sua opinião, quanto a questão da sua posição no que diz respeito as liberdades individuais?

    ResponderExcluir
  21. Amigo Seu Cunha! Este Avaí que aí está é o mesmo do ano passado, na ocasião do acesso, e deste ano, no título Catarinense. O treinador é o mesmo, os jogadores em sua grande maioria são os mesmos, a torcida é a mesma, a religião é a mesma, as orações são as mesmas... Ou seja, tudo igual. SABE O QUE MUDOU? Os ADVERSÁRIOS!!! Agora, peo que stou vendo, começam a procurar 'chifre em cabeça de cavalo. Contrata rápido que ainda dá tempo!

    ABS do Nó Cego

    ResponderExcluir